É com grande ambição que o Nacional ruma aos Estados Unidos para marcar presença no The Beach Soccer Championship, em futebol de praia, torneio que vai decorrer entre 16 e 18 de Maio. É a quarta presença do clube madeirense nesta prestigiada prova e o objectivo passa por repetir as conquistas de 2012 e 2013. Face aos resultados positivos nas competições internacionais, aliado ao sucesso em Portugal, o Nacional tem sido convidado, com regularidade, para alguns dos torneios mais importantes da modalidade e, em Junho, irá estar novamente em solo norte-americano.

Para chegar aos Estados Unidos na máxima força, os alvinegros têm intensificado a preparação. Nos últimos dias, realizaram outros tantos jogos frente à selecção nacional, ambos em Rio Maior. Uma boa réplica dos madeirenses, que se apresentaram em bom nível, numa exibição francamente positiva. Pablo, refira-se, é um dos mais recentes reforços, jogador que já vestiu a camisola da selecção espanhola.

Em conversa com o DIÁRIO, João Jasmins, jogador e um dos mentores da equipa de futebol de praia alvinegra, aponta as dificuldades encontradas na preparação da época, mas ao fazer um ponto da situação, mostra-se confiante. “Temos aspectos a melhorar, mas estamos no bom caminho”, refere.

O Nacional leva nove jogadores aos Estados Unidos e a presença no The Beach Soccer Championship só é possível com o esforço de todos os elementos do grupo, bem como dos patrocínios. João Jasmins lembra que “80% por cento dos custos ficam a cargo dos jogadores”, mas enaltece, igualmente, o “apoio fundamental dos patrocinadores”. O orçamento para a época ronda os 20 mil euros. “Apesar das dificuldades, queremos continuar a evoluir de forma sustentada”, acrescenta João Jasmins, mostrando-se ambicioso: “Acredito que temos argumentos para ganhar a nível nacional e prometemos que vamos estar fortes no campeonato e na taça.”

Em 2014, o Sporting é uma das novidades do campeonato nacional. De resto, Duarte Vivo, que vestia a camisola alvinegra, já é reforço do emblema leonino. No entanto, João Jasmins alerta para um facto, em jeito de reparo: “O futebol de praia necessita de clubes que pensem a modalidade durante todo o ano e não apenas entre Maio e Agosto.”

O The Beach Soccer Championship terá lugar em Oceanside, no estado da Califórnia, e o Nacional vai voltar a contar com o apoio da comunidade madeirense.

LISTA DE JOGADORES

João Carlos Delgado
Rui Delgado
Pedro Vasconcelos
Tiago Batalha
Dominc Menezes
João Jasmins
Lúcio Carmo
João Pedro Oliveira
Pablo

Texto: Diário de Noticias
Foto: Valter Gouveia